Hola como estas??
Ontem, dia 06/01, fomos fazer um passeio pelo famoso Lago Titikaka. D. Edir, mãe (Anita) e Socorro ficaram no hotel, pois não estavam muito bem, com exceção de D. Edir que já havia feito o passeio a algum tempo, em razão disso, preferiu não ir.
Fomos fazer esse passeio com os guias locais que nos buscaram no hotel de van, depois pegamos um barco e a guia foi nos explicando sobre o Lago. Disse que Titi significa Puma e Kaka quer dizer o nome de outro animal (que não me recordo) mas que é parecido com o coelho e tem esse nome porque a geografia do lago parece com um puma atacando o “coelho”.
Outra coisa muito interessante são as ilhas flutuantes feitas de totora, uma espécie de planta a qual os Uros (nativos da região) dependem para praticamente tudo. É com ela que eles constroem seus lares.
O Lago Titikaka tem muito dessas ilhas onde vivem grupos familiares que, segundo nossa guia, tem um presidente que organiza a comunidade em cada uma delas. As tarefas são divididas. Uns caçam (principalmente aves do próprio lago) e pescam, outros fazem artesanato (mulheres e homens) e esses produtos geralmente eles “cambiam” por outros que eles não possuem como batatas e outros gêneros que não dá para cultivar na ilha.
A principal atividade que pude perceber é o turismo, pois todos os dias, pessoas vão visitá-los e lá eles ensinam como é seu dia-a-dia e aproveitam para venderem seus artesanatos. Suas vestes são muito coloridas e no final, quando vamos embora, eles nos levam para outra ilha de barco feito de totora que chamam de “Mercedes bens”, cobram 10 solis por pessoa, crianças pagam metade. E antes disso, as crianças (nativas) dançaram com os homens e o pai (Amado) relembrou sua época de remador e encarou o remo da “Mercedes” (risos).
É uma cultura incrível, uma verdadeira aula de história!
Voltando para o hotel, almoçamos e saímos em direção à Bolívia para uma cidade chamada Copacabana e que se localiza no outro lado do Lago Titikaka. Ao chegarmos lá, fomos à procura de um hotel, quando estava resolvido onde iríamos ficar, preferimos jantar primeiro e após, merecido descanso no hotel Glória. Muito legal!
E assim terminou nosso 3º dia de viagem. Abaixo algumas fotos dessa aventura pelos Andes.
Hasta pronto!!
By Vanessa Carla (@vanecarla).
Depois posto mais...temos que pegar a Carretera agora!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário