sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O azul de Antofagasta

O que mais há de se desejar? Importar-se com o que de fato importa.
Queria escrever em cores que nem sempre se avistam, uma vez transposto pra cá. Só consigo pensar em azul “mar Fernando de Noronha”. O espiríto é esse, embora não queira dizer que o Pacifíco é inferior. Não. O pacífico é lindo (e é mar, pero que no?)! E isso não é matemática, felizmente.
Não se compara banana com maça.
É sempre o que te toca mais, o que mais te emociona...
Olho minha filha de 6 anos conversando com uma amiguinha chilena e percebo que a barreira da lìngua nao existe alí. Me divirto vendo como elas acabam se entendendo.
A vida não é bolinho, mesmo assim é uma benção, de verdade, de verdade, já que nada se compara a falta de saúde, por exemplo.
Aleluia! E Sorrisos, muitos sorrisos....

CURIOSIDADES sobre Antofagasta -Chile

Antofagasta é uma cidade do norte de Chile. É capital provincial da Província de Antofagasta e capital regional da Região de Antofagasta. A cidade de Antofagasta se encontra no hemisfério sul de América a 1.371km de Santiago, capital de Chile. É a quinta cidade mais povoada do país, atrás das Grande Santiago, Grande Valparaíso, Grande Concepción e Grande La Serena. Antofagasta é conhecida popularmente em Chile como a Pérola do Norte.
Há uma série de teorias para explicar a origem da palavra Antofagasta embora nao se tenha um consenso claro a respeito da verdadeira origem da palavra.Uns dizem que trata-se de uma palavra composta que provém de "anto" (ou hattun, que significa grande), "faya" (ou tenha, que significa salgar) e "gasta" (que significa povo), sendo um topônimo que significa "Povo do Salgar Grande".
Segundo outra teoria, pode ser uma palavra composta que provém do quechua "anta" (que significa cobre) e "pakai" (que significa esconder), sendo um topônimo que significa Esconderijo de Cobre". Outra teoria a relaciona com o chango "Antofagasti" (que significa Porta do Sol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário