quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Santiago e Pablo Neruda

Com ar europeu, Santiago exibe o contraste entre o antigo e o moderno. As imponentes construções históricas impressionam.
Por todos os cantos se pode conferir monumentos de personagens famosos da história chilena. E, curiosamente, também de outros países.
Tiradentes e Duque de Caxias, por exemplo, são alguns dos homenageados nas ruas da cidade. Uma das construções mais famosas é o Palácio de La Moneda, sede do governo construída em 1784 para abrigar a fabricação de dinheiro.
A seu redor encontram-se vários edifícios que são declarados como monumento nacional. O melhor de Santiago, aliás, é que boa parte do centro histórico pode ser conhecido a pé.
Agora, eu pessoalmente recomendo a Rua Fernando Marquez de La Plata, número 0192. Lá morou um dos mais famosos poetas chilenos: Pablo Neruda. Do lado de fora, parece uma casa comum, sem grandes atrativos. Mas o seu interior é de impressionar o visitante.
Acervo de livros dividida em três partes, a residência virou atração turística. Foi transformada em um museu que conta a história do poeta. Tudo é original, desde a mesa de jantar até os aposentos. As obras de Neruda ficam na terceira parte da casa juntamente com uma coleção de 100 mil livros de vários escritores.
Hoje vimos somente uma parte e amanhã voltaremos lá.
A casa de Neruda está localizada dentro do bairro boêmio de Bellavista, um dos mais famosos de Santiago e conhecido pelas suas opções de diversões noturnas. E não poderia ser diferente já que Neruda era pra lá de boêmio. Viveu a vida com alegria. Me lembra em alguns momentos nosso Vinicius de Moraes, que escolheu viver com o coração e aproveitou tudo de forma intensa.
Sou fã do Neruda desde a adolescência e realizei um sonho ( e ainda ganhei um livro dele de poemas da minha querida sogra).
Sem palavras. ADOREI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário